domingo, 15 de janeiro de 2017

Fadiga

por Zalamanda.

January 14, 2017 - Acho que estou sofrendo de fadiga.
Fadiga em Parkinson é um reconhecido sintoma "não-motor" (isto é, não é um sinal visível de deficiência motora, como tremor ou lentidão). No entanto, não é necessariamente tão bem entendido como alguns sintomas não-motores, não menos importante porque tem uma variedade de possíveis causas.

Fadiga é um sintoma comum de depressão, e depressão é um sintoma comum de Parkinson. Mas isso não significa que a fadiga no Parkinson seja devida à depressão e no meu caso, eu tenho certeza que não é. Eu não me sinto deprimido.

Assim como a depressão é mais do que sentimento para baixo, mais do que um período temporário de pessimismo, a fadiga é mais do que apenas estar cansado ou com sono. É difícil descrever qualquer diferença (como eu os percebo), exceto dizer que há uma qualidade diferente, uma intensidade de experiência em ambos os casos. Eu apenas contornei a borda da depressão uma vez, e isso foi há alguns anos atrás, mas eu cheguei perto o suficiente para reconhecê-la como algo diferente. O que eu sinto agora não é isso, mas tem o mesmo tipo de efeito desesperador esmagador e é puramente a ver com sentir-se cansado, sonolento ou cansado.

Eu acho que pelo menos parte da causa, para mim, é a minha recente mudança de medicação. Meu consultor sugeriu-me que o ropinirole pode incutir uma forma de hiperatividade (que eu acho que pode ter me impulsionado através de escassez de sono anterior) e que saindo ropinirole (como eu acabei de fazer) pode resultar em um período de problemas de sono e consequente cansaço .

Dormir à noite é um problema, embora não seja tão ruim como tem sido. Eu vou dormir razoavelmente bem, e em uma hora razoável, mas eu muitas vezes acordo às 4 da manhã. A maioria das noites (geralmente depois de visitar o banheiro) eu posso voltar a dormir por um par de horas. Eu não sou muitas vezes perturbado por tremores Parkinsonianos ou rigidez nestes momentos, o que parece indicar que eu tenho mais ou menos obtido os níveis adequados de liberação controlada do Sinemet.

E minhas dificuldades para dormir não me afetam. Meu marido tem um sono leve e eu inadvertidamente acordo ele ou o perturbo no seu sono em incontáveis ​​ocasiões.

O cansaço geral combinado com aumentos repentinos e intensos de cansaço durante o dia são um grande problema. Essas são as principais razões pelas quais penso que estou cansado e não cansado, porque não dormi bem.

Curiosamente, eu posso dormir até duas horas se me permito a mim mesma quando eu sinto este cansaço intenso. Eu também posso ignorá-lo e, eventualmente, maçante, ou empurrá-lo através de fazer algo físico, mas nenhum desses são fáceis. Eu não posso cochilar a menos que eu esteja nesse período de cansaço intenso (eu nunca fui capaz de cochilar no passado), e não é todos os dias que é conveniente ou possível tirar uma soneca quando meu corpo me diz que precisa dormir. É um pouco difícil coletar as crianças da escola às 3:20 se você se deixar ir dormir no início da tarde.

Eu não me sinto certa cochilando no dia. Eu me sinto melhor depois de uma sesta de duas horas, mas não por muito tempo, e eu estou preocupada que poderia estar afetando negativamente o meu sono naquela noite.

Então eu tinha um pouco de uma caçada em torno da Internet para ver o que eu poderia ser capaz de fazer. Os conselhos do Parkinson's UK e da Michael J Fox Foundation (duas organizações que eu confio) apontam muito fortemente em uma direção: - Preciso fazer mais exercício. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Blogging with Parkinsons.

COMENTÁRIOS A ESTE POST NO SITE NORTE-AMERICANO
Mmb
14 de janeiro de 2017
Eu estava prestes a comentar dizendo "você já tentou exercício?" Antes de chegar ao final do seu post onde você diz exatamente isso ...
Sinto-me muito mais cansado nos dias em que não faço exercícios. A outra coisa que me faz cansado além da crença é o estresse, mas não soa como se você está especialmente estressado no momento.

Zalamanda
14 de janeiro de 2017
Obrigado, mmb. Há um pouco de estresse, e sem dúvida faz uma contribuição. Eu tenho um grande galpão para pintar, uma declaração de imposto para completar, e uma pintura para chegar a Londres para uma exposição no final do mês. O galpão é um belo estúdio de cabine novo para mim trabalhar dentro Tudo que preciso fazer nas próximas semanas.

Mmb
15 de janeiro de 2017
Oh, retorno de impostos, nem sequer menciono ... Eu não fiz o meu também, procrastinação é outro sintoma de Parkinson, tenho certeza que estou ficando pior.
Na verdade, se eu não era tão ruim em chegar à cama em um tempo razoável, eu provavelmente estaria menos cansado ...
Boa sorte com a exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.