quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Estimulabilidade(*) pode ajudar a definir expectativas para o tratamento da fala em Parkinson (matéria publicitária)

06/12/2016 - Ao ver um paciente com Parkinson pela primeira vez, um dos principais objetivos da minha avaliação da fala e da voz é avaliar a estimulação. Por estímulo, quero dizer, é o indivíduo capaz de produzir discurso que seja mais alto e mais claro, se essas são as suas preocupações.

Eu tenho várias ferramentas à minha disposição durante a visita inicial, e a primeira é a minha câmera de vídeo. Com a permissão do paciente, é claro, eu normalmente faço um vídeo como uma parte da avaliação inicial, que incluirá a própria declaração do paciente do problema, tais como:

"Eu falo para baixo", "minha esposa / marido não pode me entender", "eu murmuro", e assim por diante.

Coleciono dados acústicos enquanto executam uma variedade de tarefas de fala e de voz. A coleta inicial de dados da fala não é estimulada. Por isso, quero dizer, eu não treino o paciente para falar de qualquer forma que seja diferente do seu normal.

Eu tenho o paciente a repetir as tarefas de voz / voz novamente, e no segundo julgamento, eu forneço um sinal externo, usando o Hi-VOLT ® voz-on-light, um calibrador luminoso ativado por voz. Eu instruo o paciente a "falar alto o suficiente para ativar a luz", e gravá-los novamente.

Se um paciente tem uma perturbação de taxa como uma característica de seu problema de fala (por exemplo, falando muito rápido), eu posso registrá-los uma terceira vez, empregando feedback auditivo atrasado (DAF), a fim de avaliar o seu benefício na normalização da taxa de fala.

Uma vez que eu gravo os dados acústicos, o paciente e eu revemos suas gravações de vídeo. Assistindo-se em vídeo pode ser um pouco assustador, se a pessoa não está acostumada com isso, e os comentários iniciais podem ser negativos no que diz respeito à aparência e produção da fala.

Mas, muitas vezes, quando se vê a segunda gravação de fala estimulada com um aumento de volume e clareza, a reação é bastante diferente, com os pacientes perguntando: "por que eu sôo muito melhor?"

A estimulação para a melhoria molda as metas para o tratamento.

Uma gravação de vídeo mostra aos pacientes o que é possível. Ele reforça para eles que o instrumento de voz ainda está funcionando, ajuda a explicar o conceito de re-calibração e fornece um auto-modelo positivo de um resultado funcional esperado da terapia da fala.

Um paciente recente ficou desanimado quando assistiu a gravação de vídeo inicial, dizendo: "É horripilante, eu deveria assistir todos os dias para melhorar". Mas, eu sugeri, em vez disso: "por que não assistir a seu segundo vídeo todos os dias.O vídeo mostrando melhora na fala e voz, mostrando o que é possível com coaching e prática.

Ao iniciar um curso de terapia da fala, é fundamental, que você, o paciente saiba o que é possível, participar na definição de metas e pedir as ferramentas que podem ajudá-lo a ter sucesso.

Os terapeutas também precisam reconhecer que estes podem ser diferentes para cada indivíduo.

Eu costumava perguntar aos pacientes: "você soa como o seu velho eu?" Mas, agora eu pergunto aos pacientes: "você soa como seu novo eu?"

Hi-VOLT® voice-on-light usado durante a leitura em voz alta
O Hi-VOLT® voice-on-light fornece feedback externo e a estimulação permitindo aos pacientes saber quando eles estão sendo alto o suficientes para a conversa diária. Incorporando-o na avaliação inicial ou na prática diária, pode ajudar os pacientes a atingir um objetivo de melodia e clareza aprimorados.

Eu usei isso no ano passado com meus próprios pacientes com um diagnóstico de doença de Parkinson idiopática variando de início / diagnóstico de 4 meses a 15 anos. Os dados foram coletados durante a avaliação inicial usando o softwear Companheiro LSVT.

O aumento médio na sonoridade em uma tarefa de duração de vogal para 26 pacientes com e sem DBS foi de 7,0 dBSPL.

Você pode não saber o que é possível, até que você fale e veja a luz! Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Voice Aerobics DVD. Veja mais AQUI.

(*) Palavra advinda, creio que, do dicionário "Titês", técnico da seleção brasileira de futebol. Em português não existe oficialmente.

Em resumo: Trata-se de um bracelete dotado de um decibelímetro que, conforme atinge nível de pressão sonora, previamente "setado", aciona uma luz, indicando que a intensidade do som emitido está dentro dos objetivos do treinamento. Para uso de fonoaudiólogos e por seus pacientes de parkinson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidades não serão aceitas.